
O Zeebo representa o fim da mídia física no universo dos videogames, porque todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos pela rede ZeeboNet 3G. O jogador não precisa usar um modem especial, ter acesso à banda larga ou pagar qualquer mensalidade. Basta ligar o console na TV. O Zeebo automaticamente conecta-se à rede wireless ZeeboNet 3G, que é totalmente gratuita e disponível onde há cobertura 3G no país (veja mapa de cobertura no site www.zeebo.com.br). “Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games”, afirma Fernando Fischer, CEO da Tectoy.
A pirataria é um círculo vicioso e o Zeebo rompe esse processo, ao oferecer jogos originais por preços extremamente competitivos e tecnicamente imunes à pirataria, já que não podem ser gravados ou transferidos para outros equipamentos ou mídias.
A idéia do Zeebo nasceu em 2006, dentro da própria Tectoy. “O Zeebo é um projeto global que envolveu empresas de sete diferentes países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Israel, Japão e França”, afirma Fischer.
De olho nos BRICs
O Zeebo foi pensado principalmente para os consumidores dos países emergentes. Segundo projeções do banco norte-americano Goldman Sachs, mais de 800 milhões de pessoas deverão ascender para a classe média na próxima década apenas no chamado mercado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). “Esses consumidores estão ávidos por uma opção de entretenimento e educação de altíssima tecnologia e preço acessível e o Zeebo oferece isso”, diz Fischer. Vale lembrar que não é só o consumidor que ganha com o Zeebo. “Todo ecossistema do negócio é beneficiado: o Publisher - seja um estúdio internacional ou um desenvolvedor local que dará empregos e alavancará a indústria de games nacional – o varejista, o governo arrecadando impostos”, afirma o CEO da Tectoy.
No Brasil, o Zeebo será lançado com 6 jogos instalados – Action Hero 3D, Treino Cerebral, Prey Evil, Quake e mais 2 jogos de um grande Publisher, que será anunciado nas próximas semanas. Além desses títulos, o catálogo inicial do Zeebo conta com mais de 10 jogos, todos desenvolvidos para essa plataforma e que custarão a partir de R$ 10,00. Um importante diferencial é que todos serão em português.
“Estamos trabalhando com franquias de renome, mundialmente famosas, como Activision, Sega, Namco, Capcom entre outras e a adesão desses players confirma como nosso projeto é inovador”, comemora Fischer. Esse é, porém, apenas o começo. Em 2009 serão mais de 50 jogos. ` Outra novidade é o acelerômetro, que já está sendo desenvolvido pela Tectoy. Esse joystick contém sensores especiais que detectam e captam os movimentos do jogador e transferem essas ações para o ambiente do jogo. E traz um recurso altamente desejado para uma plataforma de preço mais acessível.
Simples e seguro
Embora tenha como foco principal o público formado por crianças de dez a treze anos, o novo console pode ser usado por toda família, em qualquer lugar e a qualquer hora. Divertir-se com o Zeebo é muito fácil. Basta ligá-lo na tomada e conectá-lo a qualquer aparelho de televisão. Se o usuário quiser jogar um dos títulos já instalados, é só começar.
Para adquirir novos jogos e fazer o download, é necessário adquirir Z-Credits, num processo simples que é feito através do próprio console e da rede ZeeboNet 3G. Os Z-Credits podem ser comprados com cartão de débito, cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta corrente e ficam disponíveis na conta do usuário, que é associada diretamente ao console. Dessa forma, os pais podem comprar os Z-Credits e deixá-los à disposição dos filhos para que eles mesmos escolham que jogos vão comprar. Quando o usuário seleciona um título para download, o próprio sistema confirma se há créditos suficientes e, em caso afirmativo, confirma a compra e dá início ao download. Uma vez que o título esteja instalado, ele pode ser jogado em qualquer lugar.
A ZeeboNet 3G foi projetada por alguns dos principais especialistas em rede sem fio do mundo e é composta por dois tipos de servidores: os de game e os de Z-Credits. Nos primeiros, ficam armazenados os títulos disponíveis. Os segundos servidores são responsáveis pelas operações de compra de Z-Credits, que envolvem consultas aos bancos e às operadoras de cartões de crédito. O download dos jogos somente é liberado pelo servidor de games depois que o servidor de Z-Credits confirma a compra e o saldo de créditos. Cada download completado é registrado nos servidores e o pagamento dos royalties para o estúdio ou sua revenda local autorizada é efetuado automaticamente. “Nosso modelo de comercialização de jogos é revolucionário e corajoso, não abre espaço para a pirataria e oferece uma experiência inovadora para os consumidores”, ressalta Fischer. Ainda este ano, os brasileiros em todo o país terão a oportunidade de conferir as vantagens do Zeebo pessoalmente. É o VIP Teste, que será realizado pela Tectoy em dezembro. A idéia é que eles avaliem e avalizem o console. Em março, o console será lançado comercialmente em uma das capitais brasileiras e, em seguida, será disponibilizado em todo o país.
A empresa americana Zeebo Inc tem como modelo de negócios o licenciamento. Cada país terá um licenciado, que será responsável pela comercialização do Zeebo. O primeiro licenciado é a Tectoy, que já está produzindo os consoles em sua fábrica em Manaus (AM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário