quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lolitas góticas saem do Japão

O estilo das Gothic Lolitas surgiu paralelamente, a partir das bandas japonesas de Visual Kei (que você vai conhecer em nossa próxima matéria), onde se mesclou as rendas, os vestidos e roupas bufantes da época vitoriana, com o clima melancólico e triste dos góticos. O precursor do estilo e criador do termo 'Elegant Gothic Lolita' foi Mana, guitarrista do extinto grupo de Visual Kei, Malice Mizer.


Mana arrebanhou milhares de seguidoras e seguidores, ao se apresentar vestido como antigas bonecas de cerâmica vitorianas, cheio de rendas, babados e laços, mas sempre com um toque triste e gótico.

No Japão, as Gothic Lolitas já se tornaram uma tribo comum, principalmente nos grandes centros urbanos, precursores de comportamento, como Tóquio. Durante os fins de semana, as grandes praças e parques se enchem dessas garotas e garotos, que se reúnem para conversar, mostrar seus mais recentes visuais e aquisições. Aqui no Brasil, no entanto, as Gothic Lolitas não têm tanta liberdade para sair nas ruas.


Cada vez mais jovens no Brasil encontram em influências estrangeiras, como a das GL, uma maneira de se expressar, se vestir, e se comportar que se encaixa em sua personalidade.


A popularização das Gothic Lolitas tornou-se tão incrível que surgiram, além de inúmeros animes e mangás com personagens vestidos nesse estilo - como Chobits, xxxHOLiC, Rozen Maiden e PitaTen - publicações mais sérias destinadas somente à esse publico. A principal dessas revistas é a famosa Gothic & Lolita Bible, que traz fotos, moldes, modelos e dicas para as Gothic Lolitas, sempre com mais de 100 páginas de conteúdo. A G&L pode até mesmo ser encontrada no bairro da Liberdade.









Nenhum comentário: