quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Embaixadora Kawaii no Brasil

A Fundação Japão traz pela primeira vez ao Brasil a embaixadora kawaii Misako Aoki, em novembro.
A programação inclui as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, com apresentações e divulgação de seu vestuário em estilo Lolita.
Yu Kimura e Shizuka Fujioka são as outras Embaixadoras Kawaii, com estilo Harajuku e colegial, respectivamente.


Instituído pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, a categoria serve para divulgar a cultura pop no exterior. Por exemplo, em 2008 a Hello Kitty foi nomeada a Embaixadora do Turismo, assim como o personagem infantil Doraemon que foi escolhido como o Embaixador da Cultura do Animê.



O produtor de conteúdos em mídia Takamasa Sakurai também acompanha Aoki na sua visita ao país e ministra palestra sobre a cultura pop japonesa e o poder do animê. Ele é membro da Comissão Intelectual das Relações Diplomáticas da Cultura Animê do Ministério das Relações Exteriores do Japão.



Ao mesmo tempo em que trabalha com publicação de livros, projetos para empresas e órgãos públicos, produção de eventos, produção de filmes entre outras atividades, pesquisa a assimilação da cultura pop japonesa, como animê e moda, em diversos países. Atua na implementação do projeto “Pop Culture Bunka Gaiko” (Relações Diplomáticas através da Cultura Pop), realizando palestras e eventos em 14 países como França, Espanha, Alemanha, Arábia Saudita, Mianmar, entre outros. Foi nomeado consultor da Cultura Pop pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão. Lançou os livros “Anime Bunka Gaikou” (Relações Diplomáticas através da Cultura Animê) e “Sekai Kawaii Kakumei” (A Revolução Mundial Kawaii).

Kawaii significa “meiguice”, "fofo" em japonês e caracteriza um estilo fashion urbano típico do Japão atual. O estilo de Misako é denominado de lolita, caracterizado por roupas de estilo vitoriano mesclados com acessórios meigos, além de usar muito rosa, sua cor predileta.


É também enfermeira e modelo em revistas de moda, atividades que tem que conciliar agora com esta sua nova função diplomática, viajando pelos quatro cantos do mundo. Foi modelo da marca BABY, The Stars Shine Bright, Putumayo e Algonquins, entre outras direcionadas as lolitas.

Tem fãs pelo mundo inteiro e foi uma das estrelas do festival Japan Expo 2009, em julho passado em Paris, ao lado da cantora Kanon Wakeshima, totalmente dedicado ao tema. Neste mesmo verão, visitou a Itália e a Coréia do Sul na missão de difundir o conceito “kawaii” aos jovens.



O animê “Summer Wars” (114 min, 2009), do diretor Mamoru Hosoda, também será exibido posteriormente às palestras de Sakurai. Sucesso no ultimo verão japonês, a animação retrata um episódio da vida de Kenji Koiso, um gênio da matemática que faz um “arubaito” ( trabalho temporário) na província da sua namorada, Natsuki, em Nagano: fingir-se de noivo da garota para o aniversário de 90 anos da matriarca. Enquanto isso, ele resolve uma equação matemática que pode salvar a planeta Terra da colisão com um mundo paralelo.



Serviço
São Paulo
Palestra com produtor Sakurai, exibição dvd “Summer Wars” e desfile de lolitas, kawaiis e góticas
Data: 24 de novembro de 2009 das 14h às 20h
14h: Palestra com produtor Sakurai
16h: Exibição dvd “Summer Wars”
19h30: Desfile de lolitas, kawaiis e góticas com o grupo Harajuku Lovers / Palestra com o produtor Sakurai e Misako Aoki
* Para o desfile, retirar senha 1 hora antes na entrada do prédio (térreo)
Local: Espaço Cultural da Fundação Japão em São Paulo
Av. Paulista, 37 - 1º andar – Paraíso
Informações: (11) 3141-0110 / info@fjsp.org.br

Rio de Janeiro
Data: 28 de novembro de 2009
Informações: Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
(21) 3461-9595

Recife
Data: 29 de novembro de 2009
Informações: Consulado Geral do Japão em Recife
(81) 2121-2626

Brasília
Data: 2 e 3 de dezembro de 2009

2 de dezembro
19h - palestra: "O segredo do poder do anime"- sr. Takamasa Sakurai, produtor de conteúdo em midia
palestra: Lolita Fashion- embaixadora "Kawaii"
20h30 exibicao do anime 「Summer Wars」

3 de dezembro
15h - desfile (Park Shopping)
16h - chá (Kopenhagen-Park Shopping)



Informações: Embaixada do Japão
(61) 3442-4200

Nenhum comentário: