quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DBZ faz 10 anos de sucesso no Brasil

Data especial nosso Feriado de 07 de Setembro: DBZ volta a TV GLOBO de Segunda a Sexta na TV GLOBINHO em nível nacional. A trilogia iniciou no Brasil em 1997 através do SBT, logo após o fenômeno OS CAVALEIROS DO ZODIACO da TV MANCHETE.

Naquela época, DRAGON BALL (153 episódios de 30 minutos cada) foi exibido nas manhãs da emissora e seguindo as regras de lá, não ficou muito tempo no ar. Em Setembro de 1999 a estrela da Trilogia, DRAGON BALL Z (291 episódios) era exibido no Brasil e estreava na programação vespertina da TV BAND, com audiência fortíssima. A BAND tinha direitos sobre os primeiros 94 episódios de 30 minutos cada.

Em Junho de 2001 DRAGON BALL Z estreava na programação da TV GLOBINHO. A TV Globo acabava de adquirir os direitos sobre os 197 episódios de 30 minutos de DBZ. Pela primeira vez no mundo, o sucesso da série podia ser visto simultaneamente através de 4 emissoras de TV no mesmo país: SBT (DRAGON BALL), TV GLOBO, TV BAND e CARTOON NETWORK (DBZ).

Logo em seguida ao fenômeno, a TV GLOBO adquiriu os direitos de todos os 508 episódios e 18 longas sendo a única emissora aberta do Brasil com direitos de exibição da série. Além da TV GLOBO, o canal pago "americano" CARTOON NETWORK detem os direitos para exibição. Nele, a programação de DBZ ainda não está definida.


O LICENCIAMENTO:

O licenciamento da trilogia está focado em DRAGON BALL Z. Por trás disso existe uma estratégia. No Brasil, o licenciamento demonstra a força de "penetração" e "alto grau de conhecimento" pelo público alvo com as vendas de produtos.



São eles até Setembro :

1 PANINI Maior editora do Brasil, lança a coleção de CARDS COLECIONAVEIS. A primeira etapa tem 544 cards colecionáveis. Esta é a mesma coleção de CARDS que somente na ARGENTINA vendeu mais de 20 milhões de envelopes em dois anos. Um fenômeno. Além disso, a Panini prepara o lançamento de outros produtos, incluindo Guia dos Personagens, Revista Pôster e Sticker Álbum em formato Especial.

2 NAVARRETE Empresa baseada no Peru, lançou o Álbum de Figurinhas DBZ, já distribuído nas bancas de todo o país.

3 EDIMAGIC Lançou o DBZ SHOCKER

4 ABRIL Lança o DBZ TARGET COMBAT com muita mídia e promoção

5 ALGAZARRA Quebra Cabeças de 150, 250 e 500 peças, jogos, dominó

6 SULAMERICANA Fantasia GOKU

7 RICLAN Chicles DBZ. Somente uma referencia : mensalmente estima-se mais de 50 milhões de unidades do chicle DBZ vendidas em todo o país.

8 CORDEZ Uma das maiores empresas do setor escolar lançou a linha de Mochilas, Malas e Lancheiras DBZ na feira Escolar. (Foto em anexo)

9 GVD Uma das maiores empresas de calçados do país lança a coleção completa de Tênis e Sandálias DBZ ainda este ano.

10 PLAYARTE Lança a coleção de DVDS com DRAGON BALL ainda este ano.

11 CONRAD Detem os direitos para publicação dos Mangás DRAGON BALL

12 EDITORA ONLINE Revista de Atividades


Além de todos estes produtos chegando no mercado brasileiro ainda este ano, as negociações para produtos especiais como o MANGÁ COLORIDO DRAGON BALL Z (ja com 15 edições lançadas no Japão) e distribuição de CONTEUDO PARA CELULAR estão sendo negociados para lançamento logo no inicio de 2010.

DRAGON BALL Z passa 2010 a integrar a galeria de personagens destinados ao público masculino infanto-juvenil com maior potencial do Brasil. Isso preparando a grande novidade que é DRAGON BALL KAI.
DBKAI deve estrear no mundo todo a partir de 2010 e no Brasil não será diferente. Com TV prevista ainda para 2010, os produtos começarão a chegar no mercado Brasileiro no inicio de 2011 e certamente permanecerão por muitos anos como fenômeno em vendas.

Nenhum comentário: