quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Autores de Wild 7 e Kochikame se encontram na Young King


A clássica série Wild 7, de Mikiya Mochizuki, sempre foi um patrimônio da saudosa Shonen King, da Shonengahosha, que foi criada em 1963 e em sua história editorial, publicou marcos históricos dos quadrinhos para garotos como Cyborg 009 de Shotaro Ishinomori, Cat-Eyed Boy de Kazuo Umezu, Galaxy Express 999 de Leiji Matsumoto e Choujin Locke de Hijiri Yuki.

No entanto, ela acabou sendo Wild 7alijada do mercado de revistas semanais para garotos a medida em que este segmento foi se concentrando em uma disputa entre Shueisha, Shogakukan e Kodansha em meados dos anos setenta – e quando foi cancelada em 1983, vendia apenas 22 mil exemplares semanais (números desastrosos para um almanaque semanal), com direito a uma versão mensal posterior, de vida muito curta. O resultado é que o principal título da editora passou a ser seu almanaque para leitores adultos – a Young King – que de certa forma herdou o bastão da revista e foi muito melhor sucedido.

E é ele quem está comemorando os quarenta anos de Wild 7, através de uma leva de histórias escritas por autores convidados. A edição de hoje está dedicando sua capa ao ótimo Sun-Ken Rock, do coreano Boiichi, mas o verdadeiro destaque é para a entrevista dada pelo próprio autor Mochizuki para outro veterano de histórias sobre personagens policiais que acabou fazendo história: Osamu Akimoto, criador da mais longa série dos quadrinhos japoneses, Kochikame (outro patrimônio dos quadrinhos japoneses, mas publicado pela revista Shonen Jump da Shueisha).

Só isso já torna essa edição digna de nota, mas o fato é que quanto mais me inteiro do que vem sendo publicado na Young King (não de sua revista derivada, a Young King Ours), mais eu a considero uma revista legal.

Nenhum comentário: