domingo, 6 de dezembro de 2009

Primeira Imagem do Novo Mangá de Ghost in the Shell


A revista semanal Young Magazine, da Kodansha, disputa tapa a tapa o posto de revista mais vendida do segmento para leitores adultos no mercado japonês com a Young Jump da Shueisha. E embora ela tenha levado a melhor no último ano, a diferença entre ambas é tão ínfima que não considero um primeiro lugar, mas um empate técnico. Em todo caso, ela publicou esta semana a primeira imagem do novo mangá de Ghost in the Shell, baseado na versão televisiva dos personagens – GITS: SAC (Stand Alone Complex).

Kinutani é um artista competente (aliás isso pode ser visto nessa primeira imagem para quem ainda tinha dúvidas quando eu falava), e os puristas que não aceitarem a ausência do nome de Masamune Shirow podem ficar sossegados: o material terá a supervisão do autor original. A nova série estreará na edição que será lançada em 14 de Dezembro no Japão e esse é uma das estréias em quadrinhos que mais prometem este ano. A Young Magazine também irá lançar uma gag manga (quadrinho de humor, geralmente com traço deliberadamente largado) ambientada no cenário, e que irá se chamar Ghost in the Shell: Stand Alone Complex – Tachikoma no Hibi, mas vamos ser sinceros e admitir de uma vez que este último – que debutará na edição de 9 de dezembro – não desperta tanta atenção nem tem tanto potencial assim, é só para dar umas risadinhas e olhe lá no final da revista.

Em todo caso, os personagens criados por Shirow se tornaram maiores do que sua assinatura e acabaram se tornando uma franquia respeitável no Japão, rendendo vários produtos. O mangá representa apenas uma nova etapa dentro desse processo, e caso seu desempenho seja tão bom quanto promete, provavelmente renderá um belo item de exportação para a Kodansha, que neste momento está se instalando nos Estados Unidos (e não por acaso relançou o mangá original de Shirow em sua primeira atitude no país) e já deu sinais de que fará o mesmo na Europa uma vez que não permitiu renovações de licença na Tokyopop alemã da mesma forma que o fez com a Tokyopop americana. GITS é um tremendo cartão de visitas, e pode se expandir com valor de griffe no ocidente caso bem-administrado. E por isso mesmo, o desempenho desse título no Japão merece ser acompanhado de forma atenta e redobrada. Pode dar muito caldo.

Nenhum comentário: