sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Confirmado Ponyo no Festival do Rio

Depois de confirmarmos em primeira mão a exibição do filme 5cm por Segundo, a outra novidade do Festival do Rio será a exibição do filme Ponyo, do gênio Hayao Miyazaki. O filme será exibido para comemorar o centenário da imigração japonesa. Segue a sinopse do site do festival:

A peixinha Ponyo vive no fundo do mar com o pai e as irmãs, e sempre teve muita curiosidade para saber como era o mundo fora dali. Um dia, pega carona numa água-viva para subir à superfície. Chegando lá, é capturada por uma rede de pesca e se perde no meio da enorme quantidade de lixo boiando no mar. Felizmente, é resgatada por Sosuke, menino de 5 anos que vive num rochedo à beira-mar. Ele promete cuidar dela pra sempre, mas o pai-peixe está determinado a recuperar a filha. Inspirado em A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen. Em competição no Festival de Veneza 2008.

Hayao Miyazaki nasceu em 1941, no Japão. Iniciou a carreira como animador do estúdio Toei Douga. Realizou seu primeiro longa em 1984, Kaze no tani no Naushika, baseado em seu mangá homônimo. Fez ainda Meu Vizinho Totoro (1988), Princesa Mononoke (1997) e O Castelo Animado (2004). Com A Viagem de Chihiro (2001), ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim e o Oscar de Melhor Animação. Em 2005, recebeu um Leão de Ouro em Veneza pelo conjunto da obra.


Nenhum comentário: