quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mangá da Mônica vende muito na 1ª semana

O primeiro número da revista com a versão adolescente dos personagens da Turma da Mônica vendeu 57% da tiragem nos sete primeiros dias de venda. A edição de estréia de "Turma da Mônica Jovem", lançada pela editora Panini há duas semanas, teve um lote inicial de 80 mil exemplares.

Com base nos dados preliminares de vendagem, a Panini dobrou a tiragem. Depois, fez nova ampliação e passou para 230 mil cópias. A assessoria de imprensa de Mauricio de Sousa teve acesso aos números na última sexta. Segundo ela, a estréia do número um da revista "Mônica", em 1970, teve tiragem de 200 mil exemplares, inferior à desta nova versão. A assessoria vê nesses números um novo "case" de mercado a ser estudado.

Uma análise mais detalhada, no entanto, só seria possível com números atuais de vendagens das revistas de Mauricio de Sousa. Mas a Panini não informa quanto a versão tradicional da Turma da Mônica vende. O único dado é que, de um ano para cá, o crescimento dos títulos de Mauricio de Sousa nas bancas foi de 30%.

"Turma da Mônica Jovem" atraiu bastante atenção da grande imprensa. Foi um dos destaques da Panini na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, iniciada no dia 14 deste mês. A revista traz versões adolescentes das criações de Mauricio de Sousa. E com mudanças tanto físicas quanto de características tradicionais dos personagens. O Cebolinha adolescente, por exemplo, fez fonoaudiologia e consegue evitar a troca do "r" pelo "l", a não ser em situações de tensão. Cascão, agora, toma banho. Magali controla o que come para manter o corpo esbelto. Anjinho teve o nome trocado para Céuboy. E o vilão Capitão Feio agora é Poeira Negra. A proposta de "Turma da Mônica Jovem" é atingir um leitor mais maduro, diferente da versão tradicional dos personagens, que continua a ser produzida e vendida normalmente.

Nenhum comentário: